Terçol ou calázio? Entenda as diferenças

Você sabe a diferença entre o terçol e o calázio? Muitos confundem pois ambas condições acometem a mesma região e possuem alguns sintomas semelhantes. Entretanto, são duas doenças que necessitam de cuidados diferentes. Entenda abaixo cada uma delas:

Terçol
Também chamado de hordéolo, é provocado pela inflamação das glândulas mais próximas da borda externa das pálpebras (Zeis e Mol). Em geral, a inflamação ocorre devido a uma infecção por bactérias.

Quando essa inflamação ocorre, surge uma espécie de “espinha” na base dos cílios, que incha e apresenta uma pequena pústula (pus). Outros sintomas comuns são dor, coceira, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

Calázio 

Já o calázio não é causado por uma bactéria, mas sim pelo entupimento do canal de secreção de uma glândula sebácea, localizada logo atrás dos cílios. Com essa obstrução, ocorre a formação de um acúmulo de tecido inflamado, que aumenta de tamanho. Os sintomas mais frequentes são pálpebras inchadas, dor e irritação na área.

É importante ressaltar que, em alguns casos, o edema do calázio pode avançar e pressionar o globo ocular. Outro fator que merece atenção é a reincidência da inflamação, pois pode indicar a presença de problemas de refração. 

Importante

Embora sejam doenças simples, não subestime os riscos do terçol e do calázio. Ao sentir os primeiros sinais, busque a avaliação de um médico oftalmologista. Lesões nos olhos ou nas áreas próximas podem ter consequências, principalmente se os casos forem frequentes. E, claro, jamais recorra à automedicação.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email