Entenda os riscos da retinopatia diabética
A cegueira atinge cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, sendo que grande parte desses casos poderiam ser evitados. A retinopatia diabética é uma dessas patologias: se não tratada, pode causar danos irreversíveis à visão.
Essa condição é uma das principais causas de cegueira nos adultos e acontece devido às alterações estruturais que a diabetes causa nos vasos sanguíneos da retina. Sem o controle adequado, a condição progride, afetando a qualidade da visão de forma parcial ou total.
Por esse motivo, quem possui diagnóstico de diabetes precisa redobrar os cuidados e manter o acompanhamento oftalmológico em dia. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, após 20 anos de doença, mais de 90% dos diabéticos tipo 1 e 60% daqueles com o tipo 2 irão desenvolver algum grau de retinopatia.
Mas o alerta não é só para aqueles que foram diagnosticados: a Federação Internacional de Diabetes aponta que cerca de 7,7 milhões de brasileiros adultos possuem a doença mas não sabem. A ausência de diagnóstico dificulta o controle de ações como o controle de açúcar no sangue, o que facilita o desenvolvimento da retinopatia e de outras patologias.
Fique atento aos sintomas
Os sintomas mais comuns da retinopatia diabética incluem:
– Pequenos pontos negros, linhas ou manchas escuras na visão
– Dificuldade para enxergar e para identificar cores diferentes
– Visão embaçada.
Prevenção
A melhor forma de prevenir essa condição é mantendo a diabetes controlada. Além de manter uma alimentação com baixo nível glicêmico, é importante seguir todas as orientações do médico e consultar regularmente com o seu oftalmologista.